sábado, 28 de março de 2015

É greve: as greves por imagens.

As/os trabalhadores/as em educação na rede estadual de ensino estão em greve. Pelo blog e facebook da entidade é possível acompanhar a luta da categoria. 

Em homenagem a luta das/os companheiros/as da educação, faço a postagem com imagens das classe trabalhadora em outros tempos e lugares. 

O ano de 1917 foi marcado por uma grande greve geral que mobilizou várias cidades brasileiras, inclusive trabalhadores em Joinville /SC paralisaram para reivindicar melhores condições de vida. A mobilização foi marcada por forte influência do anarquismo e do sindicalismo revolucionário. O dia 09 de julho foi marcado pelo assassinato pela polícia do companheiro sapateiro e anarquista José Martinez. A fotografia apresenta a grande manifestação dos/as trabalhadores/as pelas ruas de São Paulo.



Jules Grandjouan (França, 1875-1968) foi um artista visual ligado ao sindicalismo revolucionário no seu país de origem. Muito do seu trabalho era representativo do contexto que atuava. Ativo colaborador de diferentes revistas da sua época, como A Guerra Social, A Batalha Sindical e outras.


A entidade sindical IWW (EUA, 1905) não pode ficar de fora. Afinal, Trabalhadores Industriais do Mundo (Tradução tosca de “Industrial Workers of the World”) marcou o imaginário sindicalista com o seu gato negro. Segundo Larry Portis, “Esse felino misterioso, desde aurora dos tempos, inspirou o temor, seja por sua identificação maléfica com a feitiçaria (...). Os I.W.W. escolheram o gato negro para exibir sua vontade, sua determinação e sua rebelião: nas lutas contra os poderes estabelecidos, é preciso mostrar suas garras para ser um movimento respeitado.”



Eric Drooker (EUA,  1958) é um artista contemporâneo conhecido nos círculos de esquerda. Afinal, é comum encontrar suas ilustrações reproduzidas em artigos sobre censura X liberdade de expressão, mulheres e direito à cidade. Drooker é o cara que cuidou da ilustração do poema Uivo, do contestador beat Allen Ginsberg. No contexto do movimento OCUPPY, Drooker criou um cartaz que a IWW se prontificou em disponibilizar para baixar em vários idiomas (aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário