quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um lugar para pesquisar.

Em 2005, ou 2006 ? Pouco importa. Eu realizei a organização do material de arquivo e memória do Centro de Direitos Humanos “Maria da Graça Braz”. O trabalho não foi digno de um Indiana Jones: não subi em pirâmides, não comi cérebro de macacos ou lutei com terríveis nazistas. Passei quatro dias por semana no sótão da entidade, por quase dois meses.

No sótão separei livros clássicos do pensamento e ação de esquerda dos anos 1980, era tanta coisa. Eu imaginava o impacto de ler um livro daqueles em pleno período de abertura para a democracia representativa, o leitor terminava a última página e já gritava a "plenos pulmões" nas ruas de Joinvas. Pilhas e mais pilhas de fotografias de atividades comunitárias, enfretamentos com o Estado, agitações sindicais e das ocupações urbanas e rurais. Atas, documentos, manifestos e ...

O acervo vale a pena receber uma nova organização e ter sua abertura para pesquisa na intenção da historicização dos direitos humanos na cidade da “ordem”.

2 comentários:

  1. Em 2009 eu passei algumas tardes no sótão, tem um super acervo e me ajudou muito. Vale mesmo uma nova organização e mais pessoas por lá pesquisando.

    Cérebro de macacos? Indiana comeu isso é? hehe. Parabéns pelo trabalho!

    Fer!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma vontade, um desejo grande de organizar um grupo para pesquisar História e Direitos Humanos em Joinville, sem determinar uma linha teórica específica, mas deixar aberto para a pluralidade acadêmica e, sem perder a possibilidade de abrir para pessoas que não entraram na academia, mas que estão com disposição de pesquisar, historicizar e afins.
    Maikon K

    ResponderExcluir